Quem gosta de sair para comer algo de qualidade e com bons preços já deve ter notado que a região Centro-Sul de Belo Horizonte deixou de reinar unânime neste quesito. Um dos maiores fenômenos na capital mineira no setor de entretenimento e gastronomia é a avenida Guarapari, no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha.

Lá, é possível encontrar ótimas opções de comida japonesa, sanduíches artesanais, carnes nobres e pizzas. Tive a felicidade de ser convidado pela Pizzaria Forno D’Barro Gourmet para conhecer as suas redondas.

A casa funciona há três anos e é conhecida pelas saborosíssimas e inusitadas pizzas. O ambiente é super aconchegante. Com uma iluminação indireta na varanda, música ambiente de qualidade, e decoração com itens do mundo cervejeiro como rótulos, garrafas e quadros, a Forno D’Barro é indicada desde casais à encontro de amigos, e saída com a família. Recebido pelo simpático e competente chef Wesley Cardoso, o estabelecimento faz com grande competência a harmonização desse símbolo da gastronomia italiana com o líquido dourado adorado pelos germânicos.

Ao todo, a Forno D’Barro oferece para os seus clientes mais de 50 sabores de pizzas e uma carta com mais de 60 rótulos de brejas nacionais e importadas. Tudo com um preço bem honesto. Para quem gosta de um sabor mais tradicional, a Marguerita vai muito bem com uma Warsteiner Premium Verum. Essa alemã é uma pilsen, de baixa fermentação e alta concentração de lúpulo. O teor alcoólico dela é de 4,8% e o aroma de malte, com suave amargor do lúpulo combina muito bem com o queijo e o manjericão da pizza. Já para quem gosta de aroma mais marcante, a pizza Nordestina (carne seca, pimenta biquinho e cebola) harmonizou perfeitamente com uma SucurIPA. Elaborada pela Cervejaria Providência, trata-se de uma cerveja complexa e que segue o estilo das IPAs inglesas. O gosto forte da carne casou bem com os aromas florais, frutados e amargor dessa breja.

Uma mistura surpreendente de sabores. Assim foi a pizza de Salmão defumado, com alcachofras e alecrim. Para não ter erro nessa redonda, a cerveja escolhida foi a Latrappe Blond. Famosas por serem produzidas na Bélgica, essa é a única trapista feita fora do país. De nacionalidade holandesa, é uma breja dourada e de espuma densa. Enquanto está no copo é possível sentir notas frutadas de damasco e banana. Já o gosto começa adocicado como mel e malte, no final vai se tornando mais áspero e amargo, assim como na pizza, que tem o salmão e o alecrim dourados e gratinados na mesa com maçarico.

De sobremesa, pizza de gorgonzola com pêra desidratada e caramelo com uma Amnésia, da Mistura Clássica. Essa é uma IPA preparada com uma generosa quantidade de lúpulo para apresentar na boca agradável dulçor cítrico de casca de laranja, maracujá, caramelo, amargor limpo e persistente.

Pizza Salmão e Cerveja